sábado, 24 de novembro de 2012

VICIADO EM LIVROS


Preciso desabafar!
Fazer uma sessão de terapia – virtual pelo menos.
Alguém aí para ler a história de um VICIADO?

Tem algo que me consome por dentro. Muitos chamariam de doença. Outros de consumo estimulado pelo capitalismo. Procurei definições no dicionário, no google. De brincadeira mesmo só para escrever este desabafo psicológico. Reconheço a partir de agora que sou um viciado. Existe uma força estranha que me leva a fazer loucuras quando entro numa livraria. Se vejo um sebo, entro em convulsão. Se os sites fazem descontos, perco o sono analisando todas as listas disponíveis. Sou um viciado em livros por dois motivos: para ler um por semana e para tê-los numa imensa biblioteca. Porém, falta-me tempo para dedicar à leitura intensa e, atualmente, espaço para guardá-los.

(Pausa: suspiro. Este texto nasceu após o ocorrido, conforme relato abaixo.)

Aconteceu um fato engraçado comigo. Saindo do trabalho com uma sacola cheia de alimentos (duas latas de suco, um pacote de arroz integral, macarrão instantâneo, um pote de mel e biscoitos) e ainda três livros - daqueles que foram emprestados e devolvidos meses depois e que, com certeza, não serão relidos, por pura falta de prática de repetição – senti que seria assaltado ao ver um sujeito estranho na rua. Meu pensamento deu uma viajada para a reação à abordagem: meu caro, por favor, leve tudo, dá pra você comer, te dou um dinheiro, mas não leve meus livros, porque eles não serão úteis a você.

                                                          Livros que prometi ler em 2012

Nada rolou. Nem assalto, nem negociação. Exceto uma paranoia que motivou a pesquisa: nome da doença de quem é viciado em livros.

 Não encontrei respostas concretas, apenas umas suposições interessantes:
1)      Bibliófilo – quem coleciona livros
2)      Livrólatra – dependente de livros
3)      Bookaholic – o termo em inglês para doentes com livros
4)      Nerd – quem gosta de ler demais

Não acreditei muito nisso, no entanto, estou pensando seriamente em procurar tratamento. Na última visita que fiz à Livraria Travessa, no Rio de Janeiro (quando vou lá gosto de ser abençoado pelo Cristo, bater um papo com Iemanjá na praia e entrar na Travessa, em qualquer ponto da cidade), saí com cinco livros. Em uma semana, li três, sendo que ao longo do ano, comecei a leitura de outras sete ou doze obras, sem prazo de término até então.  Estão todos na cabeceira da cama. E não estou com vontade de retomar nenhum, porque já quero comprar um exemplar indicado numa resenha que li por aí.

Minha ânsia foi ampliada ao ver, numa revista, a imagem de milhões de livros amontoados formando uma estrutura de casa. É essa a ideia de arquitetos holandeses que criaram na pequena cidade de Spijkenisse, Holanda, uma biblioteca em formato de montanha de livros. No local, funciona um café e uma área de leitura protegidos por uma pirâmide de vidro, que garante a luminosidade para os leitores e é o principal atrativo para revitalizar o centro da cidade. Desejei muito ter algo parecido. Meus livros estão assim...empilhados pela casa.

                                                         © Jeroen Musch

Estou melhor. Coloquei pra fora este sentimento.

Vou ali ler. E desfazer um preconceito. Eu devia ter dado os livros ao possível assaltante. Sem dúvidas, eles seriam mais úteis a ele, porque eu não pretendo relê-los. E o sujeito teria acesso a histórias que marcaram a minha vida.

O que alivia é saber que tem gente como eu:
Viciados em livros - Facebook

12 comentários:

  1. Falando em ler....tem que me emprestar alguns livros... 50 tons de cinza por exemplo...//Espaço vc realmente não tem mais! rrsrssrs....Compre e tablet e comece ler os livros nele...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Empresto sim. Estou acabando de ler. E a propósito, quem és tu? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Juliano, sofro do mesmo mal que você. Mas veja bem, é um mal necessário, rs. Até escrevi em meu face e em meu blog uma pequena crônica sobre o fato. Encontrei você ao pesquisar um termo para quem gosta muito de ler, para usá-lo como título dessa crônica. Gostei do título em Inglês, rs. Caso queria, dê uma olhada em meu blog: www.edbrambilla.blogspot.com.

    Abraço

    Éd Brambilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éd, obrigado pelo visita e pela mensagem. Começamos assim uma sessão de terapia intensa e parceira para nos curarmos deste mal saudável. O que anda lendo? Um abraço e boa semana.

      Excluir
  4. Olá Juliano, é assim mesmo, me identifico bastante com você. Nem sei se o seu caso ainda chega ser pior que o meu; eu não consigo emprestar meus livros nem para minha mãe! Sou estudante de psicologia e já podemos dar continuidade nesta terapia (rsrsrs) e como estudante desta área meus olhos brilham pelos livros do Sigmund Freud, estou fazendo minha coleção e aconselho todos a ler Freud, não é obrigado estudar psicologia para estudar este gênio que citei. E por fim, queria até pedir um conselho a você: Uma amiga minha da faculdade pediu um livro meu emprestado, mas, morro de ciúmes dele, como faço para dizer de forma mais delicada que não consigo emprestar?

    Abraços.

    Atenciosamente,
    Michael Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://freudparaestudantes.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Michael, muito interessante seu vício. Vamos falar mais dele. E obrigado por me visitar. Quanto à sua dúvida, digo uma coisa. Elogie sua amiga: dê a ela um exemplar de presente, pelo aniversário, pelo Dia do Amigo, por qualquer data. Ela vai ficar feliz e você não precisará se desfazer do seu livro.

      Excluir
  5. de ves em quando eu paro de ler kkk ve o meu bloghttp://newreleaseand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha vou ser sincera, percebi que a coisa tava feia quando percebi que estava lendo mais de um por semana! Rsrs e minha mente fica presa nas histórias... O que é tenso... Mas creio que se há uma categorização possível seria um tipo de "nerd". Mas sempre ando com os livros na mão ou em uma pasta na mão, porque morando no Rio de janeiro qualquer momento podemos perder as coisas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou viciada em livros , principalmente os do Rick Riordan , mas não tenho dinheiro pra comprar , ou pesso emprestado ou baixo no celular, ñ gasta espaço, mas se eu pudesse teria todos os livros que já li .

      Excluir
  7. Também leio extremamente rápido, dependendo do livro , acabo em um dia ! No começo fiquei surpresa por cada vez está lendo mais rápido . E depois que termino o livro fico triste , mas ñ consigo tirar da cabeça de jeito nenhum. Fasso tudo pensando no que li

    ResponderExcluir
  8. Estudo muito e isso as vezes me atrapalha , alguma sugestão?

    ResponderExcluir

LinkWithin