quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UM LUGAR NA JANELA: RELATOS DE UMA VIAGEM



Viagem e literatura são duas misturas como chocolate e morango. Combinação perfeita de sabores. Se fôssemos pensar em almas gêmeas, eu diria que um é a metade da laranja do outro. Cada viagem que faço levo na bagagem um livro. E, normalmente, volto com uns dois do lugar visitado.

Numa curta passagem pelo Rio de Janeiro, li na revista de bordo da TAM uma entrevista com a escritora Martha Medeiros. Eu sou fã dela sem ter lido nenhum livro. Sempre achei que o que ela escreve se parece com o que eu desejo escrever quando crescer. Num caderno vermelho que guardo lembranças, ela está em destaque ao lado de outros pensadores: são muitos recortes de jornais, da coluna dela n’O Globo. Mas livro mesmo, até então nada. Perdi a virgindade em algumas horas, após ler a reportagem de capa, em que Martha fala de sua obra, de sua vida, e do seu lançamento atual: Um Lugar na Janela – relatos de viagem. Comprei na primeira oportunidade quando avistei uma Livraria da Travessa. (em breve falo da minha relação com esta loja fantástica).

O livro que relata momentos de vida da autora foi meu companheiro nesta viagem. Li na praia, olhando para o mar de Ipanema e dentro do avião, do metrô e do ônibus. Cometi um crime: usei marca texto em vários trechos, mas não resisti. São frases para copiar e postar em pensamentos via twitter.

As crônicas de Um Lugar na Janela não foram escritas para servir de dicas de viagens, porém com a linguagem serena de Martha, cada frase nos remete aos detalhes de cada local em que ela esteve. Literalmente, é uma viagem a cada capítulo. Rodei o mundo em poucas horas de leitura e fiquei com vontade de pegar a estrada de novo.

Em um trecho das páginas iniciais ela resume, pra mim, o que eu teria pela frente, mas também o que penso sobre pegar a mochila e sair por aí: “Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e capacidade de respeitar novos códigos de conduta. Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm partido político, classe social, time de futebol, firma reconhecida no cartório, senhas decoradas na cabeça. Reciclam-se a cada manhã, quando acordam – e acordam, que benção, sem a tirania do despertador.”

Martha Medeiros é um Midas das palavras. O que ela escreve, transforma. Tem fama mundial. E o que mais encanta é saber que ela é uma mulher, mãe, trabalhadora, que gosta da simplicidade, da novidade, das marcas deixadas pelas viagens. Martha, sua literatura, suas palavras, este livro, serão inesquecíveis neste momento, em que viajei para encontrar comigo e as minhas emoções. Nem era isso que eu buscava, no entanto, eu viajei neste livro. Coisa que nenhuma maionese é capaz fazer.

O livro: motivos pelos quais comprei

Editora L&PM, 192 páginas, R$ 32. Martha Medeiros comenta suas aventuras no Marrocos, na América do Sul, na Europa, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil. E ela mesma descreve o motivo da obra, na entrevista dada à revista da TAM: “Não tive a intenção de fazer um guia. Desejo apenas compartilhar minhas experiências de viajante. Sou viciada em viajar porque gosto de imprevistos. Sinto-me mais estrangeira em situações prosaicas do dia a dia do que quando estou deslocada.”

2 comentários:

  1. Concordo em tudo que vc falou sobre Martha Medeiros...Estou louca pra ler esse livro...principalmente agora q esta iminente uma sonhada viagem... Parabens pelo blog. Adriana Carmem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, o livro é uma ótima companhia para viajar...Recomendo. Obrigado pelo carinho.

      Excluir

LinkWithin