Cris...este texto é para você. Paz e luz para você que lê.
O filme que encerra as comemorações do centenário de Chico Xavier faz chorar. Mostra a relação do médium com as mulheres que buscaram a paz nas palavras psicografadas pelo maior espírita brasileiro. A história fala de morte, mas quando se entende um pouco de espiritismo, aceita-se esta condição humana com mais tranquilidade. Dá esperança para lidar com a vida. E até mesmo para se que possa mudar as atitudes terrenas. Pensar em algo que é inevitável estimula a gostar mais da vida.
As “Mães de Chico Xavier” queriam apenas uma palavra de conforto. Elas buscavam somente isso para eliminar a culpa de não terem aproveitado mais o contato com seus filhos enquanto estavam vivos. E eles responderam. A tristeza da perda só pôde ser superada quando Chico recebeu e transmitiu em carta o que eles sentiam do lado de lá. Acredite quem quiser. Afinal, melhor acreditar naquilo no que não se vê, mas que é do bem e traz amor, do que aceitar as maldades do mundo porque as coisas são como são.
Difícil entender o espiritismo – a religião ou a filosofia. A classificação vai de cada um. O respeito ou a aceitação também. Melhor focar na história deste discípulo de Jesus Cristo - o mestre da Era de Peixes que há dois mil anos fala de amor por diferentes doutrinas. Chico é mais um deles. E pregou a palavra recebendo contato de seus mentores espirituais e de espíritos que reconfortaram seus parentes. Trouxe luz para corações machucados.
A pré-estreia estava lotada. Três salas ocupadas para mostrar que Chico ainda continua sendo um fenômeno para arrastar multidões, mesmo estando no além vida. A mensagem dele trouxe lembranças do passado. Pai, avô, parentes e amigos que passaram pela Terra e deixaram lições. Um aperto no coração cheio de saudade. Lágrimas felizes para celebrar a vida de quem se foi e, no entanto, permanecem vivos aqui no peito. A estreia nacional, no dia 1º de abril, vai levar milhares de brasileiros ao choro. Lágrimas de paz, de amor, de esperança, de coragem, de fé. Saí do filme mais leve.
O diretor Glauber Filho é uma simpatia. E ele não é o filho mais velho nem caçula do grande diretor Glauber Rocha. O nome e a profissão são meras coincidências. Entrevistei mais cedo antes do filme ganhar as telas do Pátio Savassi. E tive que tietar no fim da exibição: é um dos melhores filmes brasileiros que já vi. Exceto pela trilha sonora, não pelo compositor Flávio Venturini, que sou fã desde a adolescência, mas algo não agradou aos ouvidos. Pra mim, Clube da Esquina combina com mineiridade e boteco. E o filme é de tamanha grandeza, que merece o mundo. Ficou muito 14 Bis...
Nelson Xavier merece um prêmio. Encarnou tão bem o personagem, que não dá pra saber quem é um e quem é o outro. Até a fala dele ao abrir a sessão já se parece com a do médium. Surpresa é a interpretação de Via Negromonte, que eu não tinha notícias há anos. Um elenco de estrelas: Caio Blat, Herson Capri, Tainá Müller, Gustavo Falcão, Neusa Borges. Todos muito bons. Mas Vanessa Gerbelli é sem dúvida um exemplo de mãe. É tenso vê-la sofrer.
Prometo falar aqui no Blog sobre a minha relação com Chico Xavier. Tenho muitas histórias com ele. Até mesmo para tentar recuperar o livro “Por trás do véu de Ísis”, do jornalista Marcel Souto Maior, o qual serviu de base para o filme “As mães de Chico Xavier.” Este livro sumiu da minha casa. Não importa. Espero que a mensagem dele esteja circulando em outros lares. Só quero lê-lo novamente.
Saiba mais:
Ju, a espera por este post nao foi sua, e sim minha. Apos um acontecimento nesse fds a frase: "afinal, melhor acreditar naquilo que naose ve, mas q eh do bem e traz amor, do que aceitar as maldades do mundo pq as coisas sao como sao" acalmou meu coracao. Muito, mas muito obrigada. Melhor q ler um post super bem escrito por vc sobre isso, foi o conforto q as suas palavras me trouxeram. Muita luz pra vc sempre e mais uma vez. Obrigada!!!!
ResponderExcluirNÓS DA ICM (IGREJA CRISTÃ MARANATA) SÓ CREMOS NA OBRA DO SENHOR! ISSO AQUI É COISA DO DEMO! SOMOS HUMILDES E MELHORES QUE VCS PQ TEMOS A REVELAÇÃO POR SONHOS. ISSO AQUI DE ESPIRITISMO É COISA DO MAL. APDSJC A TODOS!
ResponderExcluir