domingo, 27 de março de 2011

AS MÃES DE CHICO XAVIER


Cris...este texto é para você. Paz e luz para você que lê.

O filme que encerra as comemorações do centenário de Chico Xavier faz chorar. Mostra a relação do médium com as mulheres que buscaram a paz nas palavras psicografadas pelo maior espírita brasileiro. A história fala de morte, mas quando se entende um pouco de espiritismo, aceita-se esta condição humana com mais tranquilidade. Dá esperança para lidar com a vida. E até mesmo para se que possa mudar as atitudes terrenas. Pensar em algo que é inevitável estimula a gostar mais da vida.

As “Mães de Chico Xavier” queriam apenas uma palavra de conforto. Elas buscavam somente isso para eliminar a culpa de não terem aproveitado mais o contato com seus filhos enquanto estavam vivos. E eles responderam. A tristeza da perda só pôde ser superada quando Chico recebeu e transmitiu em carta o que eles sentiam do lado de lá. Acredite quem quiser. Afinal, melhor acreditar naquilo no que não se vê, mas que é do bem e traz amor, do que aceitar as maldades do mundo porque as coisas são como são.

Difícil entender o espiritismo – a religião ou a filosofia. A classificação vai de cada um. O respeito ou a aceitação também. Melhor focar na história deste discípulo de Jesus Cristo - o mestre da Era de Peixes que há dois mil anos fala de amor por diferentes doutrinas. Chico é mais um deles. E pregou a palavra recebendo contato de seus mentores espirituais e de espíritos que reconfortaram seus parentes. Trouxe luz para corações machucados.

A pré-estreia estava lotada. Três salas ocupadas para mostrar que Chico ainda continua sendo um fenômeno para arrastar multidões, mesmo estando no além vida. A mensagem dele trouxe lembranças do passado. Pai, avô, parentes e amigos que passaram pela Terra e deixaram lições. Um aperto no coração cheio de saudade. Lágrimas felizes para celebrar a vida de quem se foi e, no entanto, permanecem vivos aqui no peito. A estreia nacional, no dia 1º de abril, vai levar milhares de brasileiros ao choro. Lágrimas de paz, de amor, de esperança, de coragem, de fé. Saí do filme mais leve. 

Um pouco de história

O diretor Glauber Filho é uma simpatia. E ele não é o filho mais velho nem caçula do grande diretor Glauber Rocha. O nome e a profissão são meras coincidências. Entrevistei mais cedo antes do filme ganhar as telas do Pátio Savassi. E tive que tietar no fim da exibição: é um dos melhores filmes brasileiros que já vi. Exceto pela trilha sonora, não pelo compositor Flávio Venturini, que sou fã desde a adolescência, mas algo não agradou aos ouvidos. Pra mim, Clube da Esquina combina com mineiridade e boteco. E o filme é de tamanha grandeza, que merece o mundo. Ficou muito 14 Bis...

Nelson Xavier merece um prêmio. Encarnou tão bem o personagem, que não dá pra saber quem é um e quem é o outro. Até a fala dele ao abrir a sessão já se parece com a do médium. Surpresa é a interpretação de Via Negromonte, que eu não tinha notícias há anos. Um elenco de estrelas: Caio Blat, Herson Capri, Tainá Müller, Gustavo Falcão, Neusa Borges. Todos muito bons. Mas Vanessa Gerbelli é sem dúvida um exemplo de mãe. É tenso vê-la sofrer.

Prometo falar aqui no Blog sobre a minha relação com Chico Xavier. Tenho muitas histórias com ele. Até mesmo para tentar recuperar o livro “Por trás do véu de Ísis”, do jornalista Marcel Souto Maior, o qual serviu de base para o filme “As mães de Chico Xavier.” Este livro sumiu da minha casa. Não importa. Espero que a mensagem dele esteja circulando em outros lares. Só quero lê-lo novamente.

Saiba mais:



2 comentários:

  1. Ju, a espera por este post nao foi sua, e sim minha. Apos um acontecimento nesse fds a frase: "afinal, melhor acreditar naquilo que naose ve, mas q eh do bem e traz amor, do que aceitar as maldades do mundo pq as coisas sao como sao" acalmou meu coracao. Muito, mas muito obrigada. Melhor q ler um post super bem escrito por vc sobre isso, foi o conforto q as suas palavras me trouxeram. Muita luz pra vc sempre e mais uma vez. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. NÓS DA ICM (IGREJA CRISTÃ MARANATA) SÓ CREMOS NA OBRA DO SENHOR! ISSO AQUI É COISA DO DEMO! SOMOS HUMILDES E MELHORES QUE VCS PQ TEMOS A REVELAÇÃO POR SONHOS. ISSO AQUI DE ESPIRITISMO É COISA DO MAL. APDSJC A TODOS!

    ResponderExcluir

LinkWithin