domingo, 16 de setembro de 2012

EU SÓ QUERIA UM SUNDAE DE CHOCOLATE COM CALDA DE MORANGO DO McDONALD'S



Gosto de misturas exóticas, sabores diferentes do paladar tradicional da comida mineira, mas nem por isso me considero um sujeito esquisito ou anormal. Mas é assim que me sinto quando faço alguns pedidos nos restaurantes. No trailer de sanduíche, meus amigos pedem refrigerante, eu opto pelo suco de uva ou pêssego. A pizza é a moda, eu gosto mais de rúcula, tomate seco e muçarela de búfala ou vegetariana – desde que tenha palmito. Muitos querem fazer compras em Nova Iorque. Eu prefiro viajar pelo inusitado da Tailândia. E a maioria acha que eu sou estranho…Será mesmo? Ou as pessoas estão tão alienadas, manipuladas, exageradas, virtualizadas, que se esquecem das diferenças individuais?

Estranho é chegar ao Mcdonald’s e pedir sundae de chocolate com calda de morango. Sabores da minha alta predileção: o amargo/doce do resultado do fruto do cacau com o azedo/suculento fruto originário da Europa. É a combinação perfeita para uma sobremesa. Bolo de chocolate com morangos de enfeite. Pavê de morango recheado de morangos. Bombom de morango inteiro, coberto levemente com chocolate amargo. E, claro, sundae de chocolate com calda de morango.

São tantas receitas que nem Ana Maria Braga consegue fazer em mil anos de programa matinal na TV. TODO MUNDO COME ESTA COMBINAÇÃO!

Porém, a gente passa vergonha sem precisar, e é tratado como um ser diferente por assumir que gosta de algo tão comum. Muitas vezes, já fiquei constrangido de fazer o pedido na rede americana de sanduíches. As atendentes me olham espantadas, como se eu fosse o próprio E.T. de Spielberg pedindo pra voltar pra casa: por favor, um sundae de chocolate com calda de morango. Eu só vejo a condenação nos olhos abaixo dos bonés do uniforme, quando elas soltam a interjeição de espanto: ahn?

Recentemente, fui quase expulso do Mcdonald’s da Rua Rio de Janeiro, no Centro de BH. Eu fiz o mesmo pedido que faço em lojas de todo o Brasil e também de alguns lugares que já visitei na América Latina e na Europa: please, a chocolate sundae with strawberry. A menina falou alto: a combinação padrão é baunilha e morango. Eu disse, mas eu quero outra, PODE SER? Eu gosto da segunda opção...E ela ainda insistia: a promoção de R$ 3,50 é baunilha e morango. E eu, irritado, depois de explicar 10 minutos e ficar vermelho com uma fila atrás de mim olhando a desagradável cena: eu falei em promoção algum instante, fulana? Eu só estou pedindo um sundae de chocolate com calda de morango. Aqui a gente não faz...Ela não fazia, porque o quiosque do sorvete que tem o balcão voltado para a rua informou que bastava eu pagar mais R$0,50.

Padrão é padrão. E se existe um modelo, ele deve ser seguido no mundo inteiro. Este é o conceito das multinacionais que estão espalhadas pelo globo. E nem sou contra o imperialismo da marcas, como julgam os fanáticos patriotas nacionalistas. Até porque nem sempre é encorajador comer um churrasco de escorpião.

Não tomei o sorvete. Saí de cena no personagem que faz o tipo envergonhado e irritado. Nem um brinde me acalmaria, já que nem o gerente, que nunca deve ter entrado no quadro do empregado do mês, conseguiu resolver um simples dilema para o consumidor assíduo do fast food. Ignorou-me, virou as costas e me devolveu quatro moedas como se elas fossem esmola.

Atendimento nota zero. E ainda sou obrigado a ler o slogan ao sair da loja: amo muito tudo isso. Estou deixando de amar. 

4 comentários:

  1. realmente e infelizmente coisas assim acontecem o tempo todo, mais e uma pena que a maioria da população que trabalha nesses mc donalds da vida não saibam fazer uma simples mistura.rs mais um dia alguém ira ensinar a eles, bom assim espero ne.rs

    ResponderExcluir
  2. Leonardo obrigado pela solidariedade. Assim também espero que o mundo mude.

    ResponderExcluir
  3. que isso juliano vamos nos unir para derrotar esse pessoal,rsrs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Juliano!
    Inspirado nesse seu artigo, elaborei um para o blog de um dos movimentos na minha universidade. Claro que não chega nem aos pés dos seus! Mas achei que seria interessante que você tomasse conhecimento da repercução de seus textos!
    Forte abraço!

    http://enegrecerufjf.blogspot.com.br/2012/09/voce-tem-personalidade-ou-e-apenas-mais.html

    ResponderExcluir

LinkWithin