sexta-feira, 23 de março de 2012

MINHA LOUCURA É SAUDÁVEL



Nesta data, falei na sala de aula sobre inspiração. Como encontrá-la para escrever bons textos, artigos opinativos, buscar a realização de sonhos. Meus alunos piraram. Rsrsrsrs . Expliquei que inspiração vem das experiências do cotidiano: daquilo que vemos, ouvimos, lemos, pesquisamos, anotamos. Dos erros e dos acertos.

2012 é o ano do surto, das transformações, das mudanças profundas no mundo, que tem data para acabar como informam as profecias maias. Os noticiários já mostram estes casos: suicídios, ataques terroristas, assassinatos, pais matando filhos, estudantes em fúria...Acredito que o mundo vai realmente acabar, mas para algumas pessoas que não se prepararem para uma ordem mundial mais gentil.

Tem gente que está ficando louca. E li no twitter frases que me ajudaram a inspirar este texto, logo depois de conversar com um amigo que vive um conflito amoroso. Ele está sozinho, muito a fim de namorar e, num dia aí, tirou a barriga da miséria. Ouviu promessas de compromisso sério, de namoro próspero, teve uma transa intensa, após um café romântico.  E recebeu uma mensagem no dia seguinte. Oh glória! Atualmente, receber um SMS é quase como ganhar um buquê de flores um dia depois do primeiro encontro. Poderia ser uma história diferente. Porém está caminhando para o mesmo rumo de todas as outras: foi apenas uma noite.  E este é apenas um exemplo para ilustrar esta prosa, porque na mesa da pizzaria quatro amigos reclamaram do mesmo dilema.

Discutimos a questão: as pessoas reclamam da solidão, da carência de ter alguém sério, de seres resolvidos, inteligentes, independentes financeiramente, cultos, viajados, descolados e tantos vários atributos que se colocam nas exigências.  É muita reclamação e pouca tolerância, quase nenhuma entrega. Muito joguinho, pouca ação. Pouca gentileza ao esperar o tempo dizer da paixão que irá nascer. Do amor, que vai acontecer quando o sentimento é recíproco.  “Parem o mundo que quero descer”, disse algum poeta sábio que já previa que em 2012, muita loucura iria surgir. “Tá todo mundo louco, oba!!!”

Cheguei em casa e refleti: o que querem algumas pessoas? Por que elas se entregam a “noivados” que duram uma gozada? Por que cometer este erro com seu corpo? Não tenho bons argumentos para decifrar tais mistérios, no entanto, amigos virtuais trouxeram as respostas em 140 caracteres.

@NataliaBarros escreveu: cansada de gente que não sabe o que quer da vida. Também estou Natália. Quanta complicação para viver tantas coisas simples. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Se for a felicidade que se busca, porque não se permitir a ela? O perfil @DocesVersos deu a solução: Às vezes, você precisa engolir o seu orgulho e correr atrás de quem você ama. E logo depois emendou mais um tweet: O tempo passa, algumas pessoas vêm, outras vão, mas a vida continua e você não pode ficar parado. Pensamentos complementares e tão contraditórios. Aceitavelmente a vida é assim, cheia de atinos e desatinos.

Não é mesmo, meus amigos solitários?

O comunicador @Tinojunior publicou a comparação que pode nos ajudar: segunda = depressão / terça = solidão/ quarta = tristeza/ quinta = expectativa/ sexta = alegria/ sábado = alívio/ domingo = desespero. O que eu completo: nunca se pode esperar algo de uma segunda-feira, pois desde a noite anterior, você já tomou uma decisão: recomeçar? Tentar novamente? Correr atrás do amor?

Não há melhor resposta para tudo isso do esta frase que está em uma imagem publicada no facebook do bailarino Geanderson: Se houver 1% de chance, vale a pena lutar. Perguntei a ele: será? E em três segundos, Gê disse: prefiro acreditar que sim.

Esta assertividade me instigou e motivou a dizer a todos que vale a pena enfrentar esta loucura do mundo para encontrar seres normais. E a chance de conquistar um sonho e realizá-lo. Vamos lutar? Vamos nos afastar dos loucos? Ou vamos ser loucos também? Surtar ou acalmar? Conclua você mesmo. Só espero que sejamos mais gentis – conosco e com os outros.

Quem sabe esta inspiração sirva como motivo para acertamos mais nas nossas escolhas? O que acha Jefferson Rodrigues? Na madrugada, ele contribuiu com uma mensagem atribuída a Caio Fernando Abreu e que será a conclusão desta narrativa: querido coração, apaixone-se quando estiver pronto. Não quando estiver solitário...

3 comentários:

  1. Muito bacana o texto. Exatamente como você falou "É muita reclamação e pouca tolerância, quase nenhuma entrega." Acho que não só no quesito amor, senão na vida mesma. As pessoas exigem mais do que elas mesmas dão, cobram da vida o que não sabem aproveitar.
    Saem cada manhã de suas casas querendo controlar tudo e sem objetivos reais. Procuram a felicidade sem entender o que isso significa, não deixam lugar a surpresas, são carrascos da sua própria felicidade.
    Acho que a frase “Parem o mundo que quero descer” é de Quino, ou pelo menos a sabia Mafalda já falou isso.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana essa reflexão Jú, adorei! Amar a si mesmo em primeiro lugar, essa não é uma tarefa fácil, por isso permita-se primeiro tentar decifrar e mergulhar no desconhecido que há em você, para então, ter disposição para compreender o outro. Vamos tentando...

    ResponderExcluir
  3. Bom texto Fessor!!!! Acho que está msmo faltando sinceridade.
    Falta sinceridade na entrega, na cobrança, nas ações, nas reações, falta sinceridade até msmo no que chamamos de "joguinho". É Narcisista demais a forma com que mtas pessoas se relacionam com o próximo nos dias de hj!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin