quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MAIS PATRIOTISMO, MAIS ATITUDE!


As recentes manifestações pelo Brasil instigaram o povo a sair do comodismo para lutar por alguns direitos. O fato virou até piada: “um sujeito estava na fila de um banco, quando espirrou. Uma senhora, bem elegante, disse: - saúde. De repente, várias vozes pipocaram com pedidos de ordem: - transporte; emprego; menos impostos; educação...Mesmo fazendo rir, o caso não deixa de ser interessante para fazermos uma reflexão séria, principalmente, quando analisamos o comportamento do brasileiro. 

Não quero dar lição de moral ou parecer que sou politicamente correto, mas está na hora de aprendermos um pouco de civilidade e de educação. Ser educado não é só saber as letras, ter cursos, especialidades, reconhecimento profissional, representação na sociedade. Ser educado passa primeiramente pela atitude, no cotidiano, nos pequenos afazeres, nas ruas, com as pessoas. Educação na escola, na família, no meio ambiente.

Tenho um amigo, Bernie, que é neozelandês, e mora há um tempo no Brasil. Veio ganhar a vida aqui com turismo, vendendo pacotes para quem quer conhecer a Oceania e também para jovens que desejam fazer intercâmbio escolar na Nova Zelândia. Ele faz ainda a intermediação com as empresas que precisam de pessoas para trabalhar nas colheitas de frutas locais, como o kiwi. Ao divulgar a cultura de seu país, Bernie me deu uma pequena lição de cidadania e de patriotismo, que deve servir para todos que amam e valorizam a sua gênese: a pátria, a terra, a cidade.

Durante um passeio com meu amigo, eu mascava um chiclete insistentemente durante horas. E pelas circunstâncias, não conseguia descartá-lo. Não havia lixo, papel para embolar a goma e guardar no bolso; engolir nem pensar. Apelei e joguei a bolinha rosa no chão. Bernie me advertiu na hora: - não faça isso com o seu país, não suje seu lar, sua casa, o lugar onde mora, para que tenha isso tudo (apontando para a paisagem) até o futuro. Fiquei constrangido, afinal não tenho este hábito. E fico triste ao ver cenas corriqueiras nas ruas que desrespeitam o patrimônio público, as pessoas, as calçadas, o espaço coletivo, e que provocam consequências ruins para todos. Não gosto de cigarro e, por isso, sempre me incomodou os fumantes que descartam suas guimbas nas ruas. Poluem o ar e ainda fazem uma montanha de lixo com tão pequeno pedaço de material poluente.

O alerta de Bernie se tornou minha filosofia de vida. E gostaria de propagá-la, já que é nos simples gestos que mudamos uma nação. Cuidar de si é cuidar daquilo que é também daqueles com quem convivemos e daqueles que desconhecemos. Vivemos em rede, em cadeia, dependentes das ações, sobretudo as positivas, do nosso vizinho, dos colegas de trabalho, dos que moram longe, na nascente de um rio que abastece a nossa caixa d’água. Imagine se lá no início, onde brota a seiva da vida, corresse um esgoto? Beberíamos o quê? Por isso, devemos praticar rotineiramente o que é bom para os outros também. Assim nos ajudamos.


Unidos em multidões, gritamos, pedimos, exigimos mudanças, em prol do coletivo. Só que isso é pouco.  A passagem de ônibus baixou. Que bom! Porém, a mudança deve ser mais consciente: a placa disse não pise, então não pise; a lei multou, você estava errado, não use o jeitinho brasileiro para enganar o policial; se não é para usar flash ao fotografar, por favor, não insista em fazer o contrário; seu cachorro fez cocô na rua, limpe; sua guimba e seu chiclete devem ir para o lixo e não grudar no meu tênis; o lixo deve ser separado para ser reciclado; e a reflexão sobre as melhorias cotidianas, deve se tornar um dever e um direito a serem exercidos e cumpridos, para vivermos em harmonia e na paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin