domingo, 27 de janeiro de 2013

QUEM VAI PAGAR A CONTA?



Dói ler uma notícia de tragédia, mesmo estando acostumado a cobri-las jornalisticamente todos os dias. Coração murcha e chora com as perdas de Santa Maria. Mas chora muito mais ao pensar nos problemas em que todas as casas de shows têm com a falta de compromisso com a segurança dos frequentadores.

Dói ler uma barbaridade escrita na internet dizendo que não aconteceria acidente se os jovens estivessem na igreja...Regras de segurança são válidas para todos os espaços onde se concentram pessoas: clubes esportivos, boates, igrejas, parques, teatros, cinemas e até onde menos se pensa, que é no prédio em que moramos. Pago anualmente uma taxa de seguro contra incêndio e hoje me dei conta que não há extintor no edifício que chamo de lar. E Deus estaria com seus filhos em qual quer lugar para protegê-los. A culpa não é Dele, seus idiotas que escrevem bobagens nas redes sociais.

Dói ler nas manchetes que as pessoas morreram em Santa Maria por uma série de erros, principalmente, por causa da truculência e despreparo de seguranças que impediram a saída delas antes do pagamento das comandas. Sinceramente, esta burrice profissional me assusta e me dá nos nervos. Até brinco com uma mensagem preconceituosa ao dizer que não devemos dar um rádio para o porteiro porque ele se sente o síndico. Ou seja, é tanto poder para nada. Cadeia neles.  

Onde estavam a brigada de incêndio, o bombeiro civil, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente? Cobrar isso neste momento é mostrar a ineficiência das nossas autoridades, porém isso não deveria ser cobrança e sim regra básica exigida pelo poder público e, sobretudo, por todo cidadão.   

E agora quem vai pagar a conta da dor destes jovens que eram o futuro deste país que parece ser gerenciado pelos cocos? Só sei que a culpa é nossa, que estamos acostumados a dar um jeitinho sempre. Nem tento pensar na angústia dos pais, dos parentes, dos amigos, porque perder alguém é ruim em qualquer motivo. Só que não dá para não cobrar: cadê os comissários da infância e da juventude que não estavam ali na boate impedindo que menores de 18 anos entrassem na casa? Eles também deveriam ser responsabilizados judicialmente. E os pais que deixaram seus filhos saírem de casa para um lugar impróprio? A maior parte das vítimas tem entre 16 e 20 anos de idade. Por isso, dói ver uma mãe na porta do IML lamentando sua perda e se culpando por um erro que parece bobo. Ninguém vai pagar esta conta pra ela.  

Ficar escrevendo aqui minhas lamentações só servirá para reflexão mesmo. E de alerta para todo mundo que sai de casa para a balada, para as festas, para os cultos, as missas, os jogos do time do coração. Utilizo de uma mensagem do amigo Tiago Cordeiro publicada no facebook:

“Toda vez que vamos ao cinema vemos alguma animaçãozinha mambembe avisando que tem extintor de incêndio, porta de emergência e brigada. A gente se acostumou a achar isso desinteressante e descartável, mas é o tipo de coisa que você só pode exibir se faz o correto. Torna mais descarado para o consumidor que aquele lugar se importa com o risco. É um ótimo momento para a sociedade avançar nisso porque, infelizmente, vivemos um momento em que estamos todos com dor na consciência.

Dói saber que é preciso uma tragédia para que o comportamento mude. Assim estas mortes não serão em vão. Morrem jovens heróis que nos ensinam a consertar o nosso jeitinho brasileiro. Duro constatar que eles pagaram esta conta com a vida.  

#TODOSDesejamForçasASantaMaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin