terça-feira, 6 de setembro de 2011

DÚVIDAS SOBRE O AMOR




O que mais tenho lido, ouvido, discursado e me estimulado a escrever ultimamente, é um sentimento nobre, todo mundo quer, todo mundo deseja, todos falam dele nas redes sociais. Falam maravilhas e, sobretudo, coisas impublicáveis.  Há três semanas tenho conversado com diferentes pessoas sobre o mesmo assunto: o amor. Todos tentando decifrar misterioso anseio.  Buscando justificativas para não tê-lo ou simplesmente lutando para consegui-lo.  Gostaria de poder descrever literalmente cada conclusão, mas eu seria leviano demais e desonesto com o segredo trocado com os amigos.


Este texto seria titulado como diálogos sobre o amor, mas pensei que seria melhor chamá-lo de dúvidas ou reflexões sem conclusão.  Um amigo me pergunta: por que ninguém me ama, ninguém me quer? Na lata, mando: porque você se acha demais. Acima de tudo. Não se entrega. Não se deixa surpreender.


Outro me manda um texto pela internet, no facebook, com discussões sobre o amor. Vou resumir: “quando alguém chegar perto de você; se os olhares se cruzarem e o brilho for intenso; se o toque dos lábios levar aos céus; se ao acordar, seus pensamentos serem pra esta pessoa; fique alerta e preste atenção: estes momentos mágicos se chamam AMOR.” Minha conclusão: amamos demais...as pessoas erradas. Experiência diz: isso não é amor, é paixão, gente. E passa.

Mais um, que está à caça, publica a frase: Quero encontrar um amor pra mim... Tem que ser decente e me querer d+...Comentei: abra o olho, isso não é amor. É tesão.
Parece revolta? Mas não é. Todo mundo quer namorar, encontrar um amor, estar junto. Porém, este desejo muda quando se propõe um relacionamento. Namorar é fácil, relacionar-se não é. Por isso, compartilho uma mensagem que recebi por email, em corrente:

10 maneiras de viver um relacionamento feliz e duradouro:

1) Tem que haver amor – não confundir com paixão. Paixão é uma palavra do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação difícil. E já define bem o que você pode esperar da paixão: dor, sofrimento e decepção.

2) Tem que haver respeito. Ciúme, desconfianças diárias, perseguições, vistorias em roupas, carteira e objetos pessoais são indícios claros de absoluta falta de confiança, e sem confiança não há respeito e sem respeito, não há amor.

3) Diálogo sim! Discussão não! Brigas e discussões devem ser mantidas longe do relacionamento.

4) Tem que haver admiração. O amor vive da admiração, e superamos problemas, dúvidas, desgostos através dessa admiração que nutrimos pelo outro. Sem admiração, o amor seca, não tem como se desenvolver.

5) Tem que ter tempo para amadurecer. O amor precisa de tempo para criar raízes, para desenvolver no casal marcas únicas, conhecimento de emoções até um ponto em que as palavras quase não são mais tão necessárias, pois o olhar, o toque, a expressão facial fala mais que todas as palavras reunidas. Por isso, é impossível dizer “eu te amo” com alguns dias, semanas ou poucos meses de relacionamento. O amor é mais profundo, precisa de tempo para que a sintonia se afine que diferenças sejam igualadas ou confirmadas. O amor pede tempo para acontecer.


6) Tem que haver sonhos em comum. Objetivos comuns criam cumplicidade.


7) Tem que haver paciência. Respirar, pensar e só depois falar, sempre levando em conta que ali está alguém que merece no mínimo, respeito.


8) Tem que haver reconhecimento das qualidades. Elogiar alguém é sempre mais difícil, por causa do nosso “ORGULHO”, por isso, preste atenção nas suas palavras. Que elas sejam justas na medida e carregadas de amor, elevando a autoestima da pessoa amada, encorajando-a ao esforço para ser uma pessoa melhor a cada dia.

9) Tem que se preservar a individualidade. Vida social. É natural que o casal busque mais amigos que também tem um relacionamento, esquecendo aqueles “solteiros da farra”, mas amigos não devem ser abandonados, cursos devem ser finalizados, empregos devem ser mantidos e assim por diante. 

10) Tem que existe prazer. Sexo não pode ser deixado em terceiro plano. Não existe amor sem prazer. (Aqui faço uma intervenção: sexo é importante, mas está em décima colocação nesta lista de maneiras para ser feliz num relacionamento.)

Para encerrar, concluo com as palavras de Ivan Martins, editor-executivo da revista Época, que escreveu um texto falando também sobre amor: “Claro, o mundo está cheio de gente bonita. Também há pessoas disponíveis para quase tudo, de sexo a asa delta. Para encontrar gente animada, basta ir ao bar, descobrir a balada, chegar na festa quando estiver bombando. Se você não for muito feio ou muito chato, vai se dar bem. Se você for jovem e bonita, vai ter possibilidade de escolher. Pode-se viver assim por muito tempo, experimentando, trocando de gente sem muita dor e quase sem culpa, descobrindo prazeres e sensações que, no passado, estariam proibidos, especialmente às mulheres.”

“Ficar com muita gente é fácil”. “Difícil é achar alguém especial”.

5 comentários:

  1. fantástico Juliano, além de lindo o texto, e os dez ítens, ilustram pensamentos meus que vão conforme a tua linha de raciocínio, principalmente no que diz respeito ao tempo de amar.
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas, somos seres humanos em aprendizagem. Vamos que vamos, porque nós merecemos um grande amor. Abração

    ResponderExcluir
  3. como saber se uma pessoa é bissexual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, se a pessoa tem prazer tanto com homens quanto com mulheres, ela é bissexual. Não há um indicativo físico/estético no corpo do outro para dizer isso. Para saber, é preciso perguntar mesmo, ter diálogo e, sobretudo, encarar este ponto da sexualidade com naturalidade. Porque é normal ser assim. Obrigado por confiar.

      Excluir
  4. To com uma dúvida cruel, sou casada a um ano,meu marido é a melhor pessoa do mundo,eu amo ele demais,adoro estar do lado dele,mas de uns tempos pra cá tem uma outra pessoa que anda me paquerando,conversando comigo ,o unico e grande problema é que eu estou começando a gostar disso. Estou interessada no rapaz,sinto vontade de beija-lo,mas sei que isso é errado pois sou casada. Não sei o que faço,estou confusa eu amo meu marido,mas estou interessada em outro,me ajude.

    ResponderExcluir

LinkWithin