domingo, 15 de maio de 2011

FLORES SOLITÁRIAS EXALAM O MELHOR PERFUME

  Fotos: Juliano Azevedo

Flores...por onde florescem as mais belas? Um perfume, uma cor, uma textura, únicas a exalarem beleza nos campos. Sementes espalhadas pelo vento que corta a montanha. Que corta a bravura dos rios...que carrega a simplicidade do tempo. Semente que gera vida. Semente que dá vida às sombras. Se germina, transforma morte em alegria.

Um jardim florido encanta todos os olhares. Não há quem não se curve à exuberância dos detalhes desenhados dos jardins do Palácio de Versalhes. Até mesmo quando as flores se escondem no frio inverno francês. Impossível esquecer a perfeita poda dos arbustos do pátio do Jardim Botânico em Curitiba, com a estrutura arredondada ao fundo compondo o cenário de um quadro: um palácio e suas flores, e a mão do jardineiro ali presente para fazer uma obra de arte. Cada espécie plantada foi escolhida no horto florestal para estar ali, privilegiada.

Porém, jardins planejados, lagos artificiais, carpas japonesas...são sem sentido figurado. Encantam os olhos turísticos, e só. Hortênsias azuis, naturais da Ásia, por exemplo, são o símbolo de Gramado, no sul do Brasil. Plantadas nas encostas das estradas, parecem nativas da região, florescem em todos os cantos. Deixam a cidade mais encantadora do que é naturalmente. Mas, não trazem significado mais íntimo. São um atrativo para os mochileiros.

Surpreende é a bravura delas: das espécies incomuns. Daqueles seres pequeninos que fazem um pasto ser um jardim. Elas reinam absolutas.

Flores solitárias são destemidas. A semente que brotou no meio do nada. Brigou com a seca, a pedra, a chuva, o sol. As intempéries do tempo. Lutou contra a força da natureza de outras plantas. Flores solitárias iluminam sozinhas. Perfumam o que não tem cheiro doce. São aparentemente frágeis, esquecidas ali no meio da multidão, de raízes, de troncos, de ervas daninhas. No entanto, a fragilidade as deixam menos tímidas. Cores vivas para chamar a atenção do olhar. Intensas para escapar dos predadores. Ou para atrair o carinho dos beija-flores.

São solitárias sim. Só que isso não importa diante da beleza que trazem para lugares sombrios. Ali se destacam. Colocadas pela mão do criador que soprou delicadamente o pólen da vida. Esculpidas pela alma amorosa de Deus. Mestre em ensinar que apenas uma andorinha não faz a cantoria de um verão inteiro. Flores solitárias não fazem nada sem o resto. Mas elas estão à frente de grandes caminhadas. Florescendo cor, simpatia, perfume, qualidades que aprenderam a ter duramente com o destino.

Flores de uma flor apenas. Que não espera uma estação para chegar. Nasce quando precisa estar ali para fazer a diferença. Bela, única, especial. E só...

À parte:
Desde quando comecei a fotografar, sou apaixonado por flores solitárias. Infelizmente, algumas imagens se perderam. Outras, compartilho o que meus olhos enxergaram.

Um comentário:

  1. Maria do Carmo Santana13 de fevereiro de 2013 às 10:26

    simples assim...sou dessas de me encantar com tudo que acontece ao meu redor, o cantar dos pássaros, o colorido das flores, o arco iris no céu, o céu, as estrelas, o sorriso....ah esse me fascina.... nossa eu sou uma pessoa feliz me sinto realizada, porque a cada dia que acordo primeiro agradeço a DEUS, pela minha existência e que ele coloque muito colorido a minha frente.....e eu vejo tudo não deixo passar nada......

    ResponderExcluir

LinkWithin