segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Capital gaúcha é trilegal


Porto Alegre é uma capital instigante. A imagem que vem à cabeça é de modelos desfilando pela Av. Borges de Medeiros, uma das principais ruas do Centro. Olhos azuis, loiros, mulheres e homens altos, lindos. Mas não. A cidade é diversificada como o resto do Brasil: negros, brancos, indígenas, estrangeiros, descendentes de italianos, alemães, e outros povos que mesclam nossa cultura. Nada de Giseles e Xuxas passeando pela orla do Rio Guaíba.

Antes de comprar a passagem duas semanas antes do início das férias, felizes coincidências. Numa troca de livros na Leitura, encontrei na estante uma obra de Luis Fernando Veríssimo e Joaquim da Fonseca - Traçando Porto Alegre. As crônicas também foram minha companhia durante a viagem pela a capital gaúcha, juntamente com a minha animada amiga Joyce. Livro para ser lido calmamente. Uma história por dia, para sentir o que é Porto Alegre e suas nuances típicas, que são descritas e desenhadas por dois conhecedores das bandas de lá.

No facebook conheci Jones Godinho, um geógrafo e professor que gosta de desafios e de mudanças. Ele mora no Amazonas. Falávamos de terapia, búzios, previsões e viagens. O acaso nos aproximou e a distância entre BH e Manaus ficou pequena por causa da internet. Interessante surpresa foi saber que ele nasceu em Bento Gonçalves – outra escolha do roteiro de férias.

Jones deu a dica de onde visitarmos. O que era melhor: Gramado/Canela/Nova Petrópolis ou Bento/Carlos Barbosa/Garibaldi.  E ainda recomendou a Pousada São Francisco, da simpática Lúcia, casada com Yuri e cunhada da Beth – uma figura que adora viajar. Preço bom para quarto duplo e café da manhã: R$ 50 por pessoa. E o local é do lado do Centro de Bento. Recomendo.

No twitter, em poucos caracteres pedi ajuda: Alguém sabe me indicar um hotel em POA? (sigla para Porto Alegre, que ainda não descobri o motivo da combinação de letras). Um amigo capixaba, Sanmy, de Vitória, respondeu: estou aqui fazendo curso. Fique no Hotel Master Perimetral, do lado da Cidade Baixa. Na Rua Lima e Silva, tudo acontece. Bares, a noite, a vida agitada daqui. Aprendi que na zona sul tem uma rua menos animada, porém rica. O hotel é fino. Mas o melhor dele é o simpático Itamar, da recepção. Um guia espetacular. Deu dicas de passeios e de hospedagem em Gramado. Procure-o caso se hospede por lá. Ele é cheio de contatos.

Rachel Clemens Coelho indicou seu primo Edu Coelho: músico, produtor cultural, violonista, marido da Drika Carvalho – uma cantora que promete no samba. Canta no Dona Neusa, do agradável chef e empresário nordestino, Marcelino. Criador de receitas internacionais. E o bar fica na badalada Silva e Lima. No sul, comi Vatapá, Bolinho de Carne e Concha de Camarão. Sensacional.

Joyce, Hique Gomez (Tangos e Tragédias) e eu

Se você for para POA visite o Dona Neusa. Comida de qualidade, chop gelado da Brahma. Drika Carvalho e banda. E se tiver em cartaz, não perca o espetáculo Tangos e Tragédias, com os performáticos Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky. Assisti no belíssimo teatro São Pedro, em frente à Catedral de Porto Alegre, abençoada por Nossa Senhora Mãe de Deus. De arquitetura peculiar, a igreja possui uma das maiores cúpulas do mundo. Edu Coelho nos convidou e assistimos de camarote. Antes da peça principal, Seu Zé da Folha, artista de rua, emociona: toca violão e com a boca assopra o cancioneiro popular com folha de João Bolão.

                Concha de Camarão

Drika Carvalho e banda. No violão, Edu Coelho

E a viagem só começou. Porto Alegre oferece espaços culturais que merecem uma visita. Assuntos para outras histórias, barbaridade, tchê.

Leia mais:
Conhecendo Porto Alegre


3 comentários:

  1. Que bom que gostou da cidade, eu sou apaixonado pela terra gaúcha, vou sempre que posso e já tenho bons amigos !!

    ResponderExcluir
  2. E foi atraves do QI da prima mineira Rachel que conheci Juliano chegando a poa sedento por informações gauchas. Claro que levei ao teatro São Pedro assistir Tangos e Tragédias e no Dona Neusa na Lima e Silva ver Drika Carvalho e banda tocando samba de raiz e mpb petiscando as comidinhas de boteco do Marcelino. Prazer todo meu Juliano! Bjao Joyce. Voltem Sempre! Edu Coelho educs@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tal foi minha surpresa quando li meu nome escrito nesse post!!!! Como eu queria ter feito esse tur com vocês. Confesso sentir saudades da terrinha. Mas, o melhor foi ter participado dessas suas férias, ao menos nas indicações. Fico feliz por teres gostado da minha terra... tem muito, mas muito ainda por conhecer. Na próxima, vamos combinar nossas férias juntos? Abraços.

    ResponderExcluir

LinkWithin