domingo, 30 de janeiro de 2011

De BH a POA: conexão com Curitiba

Nascer do sol em Porto Alegre

Cheguei de viagem na sexta-feira, dia 28 de janeiro de 2011. Cansado de ficar no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, cidade escolhida para encerrar o roteiro das férias. Mas valeu a pena cada minuto que passei no Rio Grande do Sul e no Paraná. Uma viagem sem rumo, sem destino. Decidida na mesa do bar e organizada com coincidências da vida.
            Vou contar esta história para dividir, assim como foi até eu chegar lá. Tive a ajuda de muitas pessoas. Darei dicas de lugares, falarei de vinho, dos museus visitados, do conhecimento adquirido, das impressões que tive de Porto Alegre, Canela, Gramado, Bento Gonçalves, Curitiba. Um texto que sirva de guia para quem quer conhecer o sul do Brasil e suas particularidades. Foram sete dias: avião, ônibus, táxi, caronas. Novos amigos, outros contatos, um monte de folderes. Na bagagem uma riqueza cultural de uma parte do país diferente da região Sudeste. Sotaque cantado, olhos azuis, gente misturada de raça. Gírias, expressões típicas, bah.
            Terei que voltar. Não consegui ver o pôr do sol do Rio Guaíba nem comer o verdadeiro churrasco curitibano. Só que experimentei o prato típico da capital paranaense: a carne de onça. Gostei muito e vou ensinar a receita em breve. Muito fácil de fazer e o gosto é incrível.
            Começa a nossa viagem juntos... Cintos apertados, banco na posição normal, turbinas girando. Sete horas dentro do aeroporto. Webjet atrasada. Chegamos em Belo Horizonte. E daqui, escrevo.

3 comentários:

  1. Quase um ano dpois tive uma experiência parecida... férias de dezembro, saí sem destino certo. Peguei as malas e cheguei em Curitiba, depois passei em Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai.. agora de volta a vida real em B.H.

    Rosilene

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosilene, obrigado pela visita. Volte sempre para comentar sobre suas viagens.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Juliano, te encontrei...
    Como estão as coisas por aí? Por aqui em Natal continua aquele sol, e deixa eu te contar uma... voces me deixaram viciado em praia e camarão...rsrs, domingo eu estava com Ju tomando aquela cervejinha gelada com camarão, voce acredita? Abraço grande Juliano e apareça sempre aqui em Natal.

    Daniel Jusef

    ResponderExcluir

LinkWithin