sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR: OBRIGADO MESTRES!

As melhores lições são aquelas que 
nos indicam os mais sábios caminhos

O Dia do Professor é uma data muito marcante na minha história. Minha mestra, minha ídola, meu estímulo, minha MÃE, é professora e sempre me ensinou as primeiras lições da vida. Ela, a Dalva, já saiu das salas de aula, mas continua firme no propósito de ter sempre uma palavra sábia para mim, para os meus irmãos e para aqueles que a cercam.

Por causa da vocação, afinal sou de uma família de professores, acredito que esta paixão me pegou desde a infância. Lembro-me das brincadeiras: quadro negro, giz, recortar, ensinar aos amiguinhos. E hoje, 15 de outubro de 2011, comemoro meu quinto ano como professor, oficialmente.

Esta homenagem fez com que eu me lembrasse dos primeiros alunos no INAP e de todos que já estiveram listados nos diários da vida. O INAP foi o local que me acolheu e me deu a oportunidade de trocar conhecimento com pessoas distintas, de todas as idades, de convicções diversas...Pude conviver e ainda posso, com seres humanos iluminados. É uma experiência única e fascinante entrar na sala de aula, mesmo que o conteúdo seja semelhante e obrigatório. Cada aula é especial. Cada aluno que tenho se torna um ponto de referência. Cada um me proporciona algo inexplicável.

Amo ser professor. Estudar. Preparar aula. Estar em sala. Trocar ideias, estimular o conhecimento. Ver os alunos no mercado de trabalho naquilo que escolheram como profissão. Cora Coralina, a poeta, tem uma frase que sintetiza o que penso neste momento: “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Ser professor é mais do que aquele sujeito que lê o que está nos livros. É aquele que permite a intermediação de algo que muitos não enxergam, ou que não estão prontos para ver. Ser professor é mágico. É tirar da cartola detalhes que vão transformar os caminhos da vida de alguém.

Ser professor é viver a lição que minha mãe ensina: o egoísmo não acrescenta nada. Por isso, esta maravilhosa profissão é uma escolha da entrega.

Aos meus mestres, com carinho, agradeço o desprendimento, a troca, os conselhos, as críticas, os estímulos. O saber. Aos livros, aos que escrevem, o obrigado. Aos alunos: fica a amizade e a certeza de um trabalho feito com amor. Não sou o melhor professor do mundo, mas confio que sou um dos mais apaixonados por esta dádiva que Deus me proporciona. 

3 comentários:

  1. Ju, eu te adoro muito como pessoa e como profissional. O seu blog ficou lindo! Amei! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma felicidade imensa de ter sido sua professora e como você também amo ser Professora.Ver, sentir e acompanhar o apendizado do aluno é fascinante,mesmo com 27 anos de sala de aula.Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo carinho Ana e Mércia. Vocês fazem parte desta história. Abração

    ResponderExcluir

LinkWithin