sexta-feira, 9 de setembro de 2011

LANTERNA VERDE: MEU HERÓI PREDILETO



Todos os super-heróis têm as suas particularidades, seus poderes, suas virtudes, um ponto fraco. E todos eles têm em comum, o altruísmo, as identidades secretas e, claro, o uniforme. Mas meu super-herói predileto sempre foi aquele que ficava em segundo plano nas histórias dos Super Amigos, porém tinha os poderes mais interessantes: materializar tudo o que a mente podia desejar. Lanterna Verde minha impressiona desde a infância e, somente hoje, pude conferir sua história no cinema.

Conheço pouco sobre a vida de Hal Jordan, criado na década de 60 para se transformar em um herói quase alienígena com a missão de salvar a Terra. Minhas lembranças remetem aos desenhos exibidos pela TV Globo: Super Amigos, Liga da Justiça ou episódios isolados com ele como protagonista.
O filme lançado em 2011 é o início de uma saga, com certeza teremos novas aventuras e muitos vilões para serem enfrentados. Este início pode parecer uma obra infantil, uma história muito fantástica. No entanto, é neste mundo de fantasia que aprendemos algumas lições. E Lanterna Verde sempre me trouxe algumas reflexões.

Tenho notado que os mais recentes filmes hollywoodianos estão com a temática da diversidade, do bem que vence o mal não pela eterna guerra entre eles, mas do ser diferente que precisa se sobressair diante dos preconceitos. E modifica as razões de algumas existências...Será o início de um pensamento homogêneo? 

Os Estados Unidos não fazem nada gratuitamente. E ideologicamente o momento tem permitido esta visão: um espírito de união do mundo todo para acabar com as mazelas. E o país mais afetado pela crise agora precisa de ajuda, mesmo depois de provocar tragédias em vários países. Sinto uma sensação inerente a estes filmes americanos: fizemos o mal, mas sempre fomos os super-heróis da história. Pelo menos nos respeitem.

Quem sabe é a hora da tolerância mesmo. E os vários Lanternas Verdes, de todos os setores da galáxia, vieram para nos ensinar o respeito à diferença. Eu fico aqui ansioso pela continuidade desta aventura.

Para saber mais do filme, um pequeno texto extraído do site Omelete:

Lanterna Verde é uma série em quadrinhos da DC ComicsAlan Scott, o primeiro Lanterna Verde humano, surgiu em 1940, em All-American Comics #16, pelas mãos de Martin Nodell eBill Finger. O super-herói da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, porém, foi reformulado em 1959, em Showcase #22, por Julius Schwartz, John Broome e Gil Kane como um novo personagem com o mesmo nome. O Lanterna Verde da Era de Prata, membro fundador daLiga da Justiça, é Hal Jordan, um piloto de testes escolhido por um alienígena moribundo,Abin Sur, para tornar-se o defensor do setor espacial 2814, que inclui a Terra, tornando-se um dos membros da Tropa dos Lanternas Verdes.

Desde então, novos teráqueos integraram a Tropa e inúmeras mudanças atingiram o título, que hoje desfruta, depois de uma reinvenção pelo quadrinista Geoff Johns (ao lado do ilustrador brasileiro Ivan Reis), de enorme popularidade nos quadrinhos.

Entre as fases de destaque estão o arco Arqueiro Verde e Lanterna Verde - Sem Destino porDennis O'Neil e Neal Adams, o retorno de Hal Jordan como o Espectro, a série Lanterna Verde - Renascimento (de Geoff Johns e Ethan Van Sciver) e Lanterna Verde - Origem Secreta, entre tantas outras. Algumas dessas histórias podem ser encontradas em DC Comics 70 anos - As Melhores histórias do Lanterna Verde. A animação Lanterna Verde - Primeiro Voo também traz uma versão interessante da origem do herói, contada em um filme direto para DVD que será sucedido por outro desenho animado, Green Lantern Emerald Knights.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin