domingo, 20 de março de 2011

PERDOAR E ESQUECER

Uma simples viagem de ônibus da minha casa ao Centro da cidade acendeu a chama das lembranças do passado. O mesmo trajeto foi feito todos os fins de semana para encontrar os amigos que ali moravam. Mas desta vez, o destino me levaria para outros caminhos e para a tomada de atitude mais complexa do ser humano.

Na mente só vinha sentimentos ruins, de traição, de dor, de tristeza. Em voz baixa, olhei para o horizonte e rancoroso murmurei: - você é tão falso, que não merece nem ser perdoado. Sentir isso me deixou mal o resto do dia. Não é da minha índole, principalmente porque tento deixar de lição para quem me pede conselhos: esqueça. Não gaste massa cinzenta com pormenores. Uma frase fez com que eu mudasse de ideia.

Aprendi a lição com um tapa na cara. Abri o Orkut e a mensagem do dia era: perdoar e esquecer. Suspirei constrangido, uma saliva seca desceu pela garganta e entendi que o que faltava era o perdão. Ato verdadeiro do coração. Difícil agir, eu sei. Porém a melhor maneira para se livrar da angústia que me acompanha por muito tempo.

Não é fácil perdoar. Ainda mais perdoar alguém que tem intimidade com os seus segredos. Quem lhe deu colo, dividiu viagens, emprestou dinheiro, trocou pensamentos. Deus nos mostrou como é que faz: perdoe 70 vezes 7, ou seja, quantas vezes forem necessárias. Falta-me humildade para tamanho número, no entanto, já perdoei duas vezes. Ontem e hoje. E vou fazer este exercício até ficar livre deste rancor. Esquecer não é a maneira mais indicada para acabar com este dilema. O tempo vai se encarregar disso.

Não peço a ninguém que perdoe uma traição. O certo é tirar uma lição. O que fiz de errado? Onde o outro errou? Será que estávamos na mesma sintonia? Assim os erros não se repetem e vamos amadurecendo para viver melhor, em companhia de pessoas que realmente são verdadeiras. Sou grato ao universo por me dar discernimento. Perdoar é um ato de generosidade. Aprendi. Melhor dar o melhor de mim, do que ficar se martirizando nas noites de solidão.

Perdoar não é esquecer, pois isso não seria humano. Quando somos feridos,  lembramo-nos do ocorrido, e o perdão só acontece quando me reconcilio com a situação vivida.” 

5 comentários:

  1. é verdade... lindo seu post! beijoss

    ResponderExcluir
  2. amei tudo q li,estou em busca do meu mundo q deixei de lado por algum motivo!certeza q o perdão é o caminho pra esse mundo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian, volte. Mas volte bem para o seu mundo. Estou fazendo este exercício. Está valendo a pena. Que bom que você gostou. Abração

    ResponderExcluir
  4. pra mim perdoar é a coisa mais dificil que existe,pois implica em esquecer os sofrimentos que nos causaram.

    ResponderExcluir

LinkWithin