domingo, 27 de fevereiro de 2011

TOALHAS DE HOTEL ENXUGAM MELHOR!



“Uma toalha é um pedaço de tecido de linho ou de algodão usado para secar ou enxugar qualquer parte do corpo que se molhe ou se lave ou usado para estender sobre superfícies, como a mesa de refeição. Geralmente, elas são denominadas conforme sua aplicação: toalha de mesa, toalha de banho, toalha de rosto, toalha de mão, toalha de praia, etc. E estão disponíveis em diversas cores, estampas e tamanhos podendo possuir acabamentos como rendas, crochê, bordado inglês, aplicações e outros.”

Homens e mulheres são como as toalhas. Cada um tem seu tipo: textura, fio, maciez, limpa, branca, floral. Por algumas toalhas nós nos apegamos por toda uma vida. Mesmo velha e puída, ela continua guardada em nossas lembranças.
A toalha com nome é difícil de esquecer. Fica marcada. Mesmo pendurada no varal de outras pessoas, você sabe que ela lhe pertence. Seu nome está lá bordado. Estas são as almas gêmeas de nossas vidas. Registramos a marca para sempre. É aquela toalha que nos abraça, acaricia após o banho, carinhosa. Enxuga sem mistérios cada detalhe do corpo. Gostosa e cheirosa, de perfume ou amaciante. O cheiro que fica na memória olfativa. Toalhas que guardamos no fundo do armário.
E aquelas com rendinhas? São as pessoas que possuem características incomuns. Embaraçadas, enroladas, confusas em suas teias. Só servem para enfeitar, porque nem úteis conseguem ser, até porque atrapalham da lavagem à secagem. Chegam para arranhar, e com o tempo somem. Estragam. Linhas que devemos jogar fora. Enchem a paciência. Incômodas.
Quem faz carinho. Toca com prazer. Encosto de ombro que enxuga as lágrimas. Que enxuga o suor. Amizade aflorada. São as toalhas de rosto. Pequenas e frágeis, contudo, importantes. Estão ali sempre penduradas para nos servir. Dia e noite. Quietas, porém, presentes. Assim como as toalhas de praia. Importantes quando necessárias ao momento adequado para qual são destinadas. Lembro daqueles que estão do nosso lado mesmo distantes. Amigos constantes, só que nem sempre na cola. Podemos contar com eles para o que der e vier.
A toalha de papel talvez seja a pior delas. Descartável. Usou, limpou, foi para o lixo. Serve por instantes. Concordo que são necessárias, porém o destino final é ali mesmo no latão do banheiro. São seres humanos que conhecemos no acaso, e o descaso nos faz olhá-los com desdém. Antipáticas, feias, esfareladas. Imagino aqueles intempestivos desejos do momento. Olhou, beijou. Deu nojo. E há também a gordura que fica impregnada. Pessoa que suga. Tira a energia. Merece o lixo.
As pessoas que aparecem, atraem pela beleza, com uma outra roupagem, de estamparia diferenciada. E só. Não enxuga. A gente esfrega, esfrega. E ainda sobra água. Toalha nova. Bonita na embalagem. Inútil na função. Precisa ser usada com freqüência. Lavada várias vezes para evoluir como toalha com nome ou ser esquecida no quartinho de guardados e virar pano de chão. Já a toalha velha nos acompanha pela vida. Conhece nosso dia-a-dia. Temos uma predileta. Ou várias. Estas são nossos amigos, assim como a toalha de rosto.
A minha toalha predileta é a toalha de hotel. Branca. Pura. Esterilizada. Sempre limpa. Trocada toda manhã. Comparo com aquelas pessoas que vão e voltam. Toalhas usadas, mas que sempre são úteis. Para mim, pra você, para quem se hospedar. Fazem o bem. Enxugam com uma leve aspereza. Empacotadas ou deixadas em cima da cama. São surpresas que nos esperam nas viagens dormindo fora de casa. Gente que marca. Que surpreende. Acabam entrando sem querer na nossa vida. E deixam lembranças. Acredito que toalha de hotel traz felicidade sempre.
Toalhas...toalhas...toalhas...está na hora de trocá-las. Comprar outras. Trocar o perfume da lavagem. Viajar mais. 

8 comentários:

  1. Muito bom amigão. Estou te devendo a marca não é? Sei, sei. Prometo, assim como já feito antes, te mandar até terça-feira. Abraço e parabéns pelos textos.

    ResponderExcluir
  2. Nada como um bom texto de analogia numa segunda feira!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, ótimo! E que venham mais toalhas!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo carinho e pela visita, ilustres amigos...

    ResponderExcluir
  5. Adorei,prof!!!:D Seus textos são ótimos!!Juliano rocks!

    ResponderExcluir
  6. Na hora de troca-lãs http://www.conamore.com.br
    Tem a te de hotéis

    ResponderExcluir

LinkWithin